quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Funcionamento do Detector de Metais

Os detectores de metal usam uma dessas três tecnologias:
freqüência muito baixa (VLF)
oscilação de frequência de batimento (BFO) 
indução de pulso (PI)  (menos comum, não será descrita)

Tecnologia VLF

Freqüência muito baixa (VLF), também conhecida como balança de indução, é provavelmente a tecnologia de detector mais utilizada atualmente. Em um detector de metal VLF, existem duas bobinas distintas:
bobina de transmissão - é o arco da bobina externa, no qual há uma bobina de fio. A eletricidade é mandada por este fio, primeiro em um sentido e depois em outro, milhares de vezes por segundo. O número de vezes que o sentido da corrente muda a cada segundo estabelece a freqüência da unidade;
bobina receptora - este arco interno contém outra bobina de fio, que atua como uma antena para captar e amplificar freqüências vindas de objetos alvo no solo.


Foto cedida por Bounty Hunter
Este detector de metal LandRanger do Bounty Hunter usa a tecnologia VLF
O movimento da corrente pela bobina transmissora cria um campo eletromagnético, que é semelhante ao que acontece em um motor elétrico. A polaridade do campo magnético é perpendicular à bobina de fio, e cada vez que a corrente muda de sentido, a polaridade do campo magnético muda também. Isso significa que se a bobina de fio está paralela ao chão, o campo magnético está constantemente apontando para o chão e depois apontando para cima.
 
Como o campo magnético pulsa para cima e para baixo, com relação ao solo, ele interage com quaisquer objetos que encontra, fazendo-os gerar seus próprios campos magnéticos, só que mais fracos. A polaridade do campo magnético do objeto é contrária ao campo magnético da bobina transmissora. Se o campo da bobina transmissora estiver pulsando para baixo, o campo do objeto está pulsando para cima.
 
 A bobina receptora está completamente protegida do campo magnético gerado pela bobina transmissora. Contudo, não está protegida dos campos magnéticos vindo dos objetos no solo. Portanto, quando a bobina receptora passa sobre um objeto que emite um campo magnético, uma pequena corrente elétrica circula pela bobina. Esta corrente oscila na mesma freqüência que o campo magnético do objeto. A bobina amplifica a freqüência e a manda para a caixa de controle do detector de metal, onde os sensores analisam o sinal.

 

Tecnologia BFO

O caminho mais fácil para se detectar metal é usar uma tecnologia chamada oscilação da freqüência de batimento (BFO). Em um sistema BFO, existem duas bobinas de fio. Uma grande bobina está na parte da "cabeça" do detector e uma pequena bobina está localizada dentro da caixa de controle. Cada bobina está conectada a um oscilador gerando milhares de pulsos de corrente por segundo. A frequência destes pulsos é levemente desviada entre essas duas bobinas.
 
Quando os pulsos viajam pelas bobinas, elas geram ondas de rádio. Um pequeno receptor dentro da caixa de controle pega essas ondas e cria uma série de tons audíveis (batidas), baseado na diferença entre as freqüências.
 
Se a bobina da "cabeça" passa sobre um objeto de metal, o campo magnético gerado pela corrente que flui pela bobina cria um campo magnético ao redor do objeto. O campo magnético do objeto interfere com a freqüência das ondas geradas pela bobina da "cabeça". Enquanto a freqüência se desvia da freqüência da bobina na caixa de controle, as batidas audíveis mudam de duração e tom.
 
 Fonte: How Stuff Works  (http://ciencia.hsw.uol.com.br/detectores-de-metal3.htm)

4 comentários:

  1. esquema de uma bobina do detector P.I passo a passo como conectar as extremidades do fio da bobina no cabo que vem do circuito na parte superior do aparelho

    ResponderExcluir
  2. poderia ser mais completo, descrever um desenho de como fazer um destes em casa

    ResponderExcluir
  3. boa noite voce poderia me ver se conseque o esquema do dectetor mineoro modelo 8vlu vlf ou pelo menos o esquema das bobinas receptora e transmissora

    ResponderExcluir