quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Formulário de descrição do projeito


Título

Seletor de metais


Equipe

Alunos:

Beatriz Mendonça
Danielle Felipe
Rodolfo Silveira
Thales Volponi

Orientador:

Prof. Anderson Higino


Situação Problema (Por quê?)

O seletor de metais tem como proposta desenvolver um processo de separação de materiais no meio industrial, afim de otimizar uma linha de produção. Em primeiro lugar ela permite a redução de vários tipos de esforço não produtivos. A probabilidade de um erro humano ou de variação na qualidade também é reduzida, além da redução nos custos do trabalho. Também pode ser utilizado para direcionar o reaproveitamento de materiais residuais que poderão ser matéria-prima para um novo produto.


Objetivos

1. Geral (Para quê?)
O objetivo do projeto é a construção de uma esteira acoplada a uma alavanca, que será acionada através de um sensor de metais. Ao ser acionada, a alavanca removerá da esteira o material de estrutura metálica detectado pelo sensor.

2. Específico (O que?)
O obejtivo específico é o estudo e análise do funcionamento do sistema a ser desenvolvido. Este estudo será feito através da pesquisa das peças que compõem o projeto em questão. Serão analisados preços, produtos disponíveis no mercado e seus funcionamentos individuais. Após esta etapa será estudado a integração dos componentes escolhidos e seu funcionamento em conjunto.


Justificativa

O mercado requer cada vez mais a otimização de processos e custos, o que exige a substituição de trabalhos braçais por sistemas automatizados. Ao mesmo tempo, as empresas são cobradas por terem uma postura sustentável, e esse produto pode ser usado para que as organizações realizem uma coleta seletiva de seu próprio resíduo.


Metodologia (Materiais e métodos)

A princípio serão pesquisados todos os componenetes empregados no projeto descrito acima, para sabermos do seu funcionamento e montagem. Inicialmente, os materiais são:

-esteira
-motor da esteira
-alavanca
-motor da alavanca
-detector de metais
-relé e circuito elétrico


Etapas

1. Definição teórica dos métodos e materiais empregados.
2. Orçamento dos materiais empregados. Tentativa de conseguir doações ou materiais empregados e, em último caso, comprar os mesmos.
3. Começo da montagem e elaboração de relatórios semanais sobre o andamento do projeto, para acompanhamento do professor.
4. Finalização da montagem, exibição para o professor e acerto de últimos detalhes.
5. Apresentação final para o público.


Cronograma de trabalho

1ª etapa: até 06/10/10
2ª etapa: até 25/10/10
3ª etapa: até 17/11/10
4ª etapa: até 24/11/10
5ª etapa: até 01/12/10


Orçamento

Será feita uma pesquisa sobre o valor dos materiais empregados. Tentaremos conseguir alguns componentes emprestados ou doados, para diminuirmos o valor total do projeto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário